sexta-feira, 27 de março de 2020


Atividade Professor Luiz Carlos Nunes de Santana

ROTEIRO PARA ESTUDOS – FILOSOFIA – 2ª. SÉRIE DO E.M.
utilizar livros didáticos, vídeos do youtube e sites para pesquisa.
PROJETO 1: LIBERDADE
Objetivo: aprofundar o tema liberdade a partir do problema da violência
Disparador: noticiários sobre diferentes tipos de violência
Habilidades:
1. Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária.
2. Desenvolver habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual.
Para o desenvolvimento desse projeto individual que os estudantes pesquisem notícias em programas televisivos, sites, entre outras mídias, a restrição de liberdade por meio de diferentes tipos de violência. A partir da pesquisa, devem responder às seguintes questões:

- O que é violência? (Definição pessoal)
- O que é liberdade? (Definição pessoal tendo como referência o que já foi estudado no
bimestre)
- Quais as principais formas de violência presentes na nossa sociedade?
- Quais aspectos da violência foram naturalizados, na sua opinião?
- Como superar a violência para se ter mais liberdade? Escreva uma proposta de ação para
melhorar as relações na sua escola (mais liberdade e menos violência).
ESTUDANDO O CONCEITO DE LIBERDADE
Dicionário Escolar de Filosofia. Neste mesmo site, você encontrará link para outros recursos úteis para o ensino/ aprendizagem de Filosofia.
Dicionário de Filosofia. Neste mesmo site, você encontrará link para outros recursos úteis para o ensino/ aprendizagem de Filosofia.



ROTEIRO PARA ESTUDOS – FILOSOFIA – 3ª. SÉRIE DO E.M.
Ferramentas: utilizar livros didáticos, vídeos do youtube e sites para pesquisa.
PROJETO 1: ATITUDE FILOSÓFICA
Objetivo: Reconhecer aspectos da atitude filosófica no cotidiano
Disparador: Mito da Caverna
Habilidades:
1. Identificar a presença da Filosofia no cotidiano
2. Identificar características da Filosofia como reflexão
Sugerimos para o desenvolvimento que os estudantes pesquisem o “Mito da Caverna”.

PESQUISAR E LER A RESENHA CRÍTICA SOBRE O MITO DA CAVERNA

A partir dessa pesquisa, os estudantes devem responder às seguintes questões:
- Considerando que vivemos em uma caverna, quais seriam as crenças que mais aprisionam a nossa sociedade?
- Como podemos passar de uma atitude passiva frente crenças que mais nos aprisionam socialmente para uma atitude mais ativa?
- Qual é o papel das redes sociais para nos manter passivos e qual papel ela pode exercer para uma atitude mais ativa?
- Elencar 05 atitudes necessárias para desenvolvimento da atitude filosófica.

SELECIONAR DUAS QUESTÕES DE VESTIBULAR COM O TEMA MITO DA CAVERNA

e-mail: luiznunes@prof.educacao.sp.gov.br

9 comentários:

  1. Boa tarde, isso deve ser feito no caderno ou ferramenta online??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá as atividades devem ser realizadas e devolvidas para correção por email (word, fonte 12, espaçamento entre as linhas 1,5, texto justificado, com cabeçalho da escola, nome completo, número e série. Para o seguinte emai: luiznunes@prof.educacao.sp.gov.br

      Excluir
  2. É para fazer na folha de almaço ou no caderno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá as atividades devem ser realizadas e devolvidas para correção por email (word, fonte 12, espaçamento entre as linhas 1,5, texto justificado, com cabeçalho da escola, nome completo, número e série. Para o seguinte emai: luiznunes@prof.educacao.sp.gov.br

      Excluir
  3. Boa tarde, até que dia é para mandar pro e-mail do senhor??

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ow eu sou burro, é só o terceiro ano que tem que fazer a atividade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, as primeiras perguntas (5) ali em cima são para o 2 ano. Só a outra parte é para o terceiro ano.

      Excluir

2A, 2B, 2C, 2D, 2E, 2G e 2H - AVALIAÇÃO ON-LINE DE GEOGRAFIA - PROFº. FRANCISCO

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQEGJduwyTrUEAtmtapgtNEn-6niWdV2wzvn5_TJY6yZRpIw/viewform?usp=send_form SIMULADO BIMESTRAL PRAZO: ...