Atividade Professor Luiz Carlos Nunes de Santana
ROTEIRO PARA ESTUDOS – FILOSOFIA – 2ª. SÉRIE DO E.M.
utilizar livros didáticos, vídeos do youtube e sites
para pesquisa.
PROJETO 1: LIBERDADE
Objetivo:
aprofundar o tema liberdade a partir do problema da violência
Disparador:
noticiários sobre diferentes tipos de violência
Habilidades:
1. Questionar a realidade
social e planejar ações de intervenção solidária.
2. Desenvolver
habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia
intelectual.
Para o desenvolvimento
desse projeto individual que os estudantes pesquisem notícias em programas
televisivos, sites, entre outras mídias, a restrição de liberdade por meio de
diferentes tipos de violência. A partir da pesquisa, devem responder às
seguintes questões:
LEITURA DE UM ARTIGO: https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/alinesilva.pdf
- O que é violência? (Definição pessoal)
- O que é liberdade? (Definição pessoal tendo como
referência o que já foi estudado no
bimestre)
- Quais as principais formas de violência presentes na
nossa sociedade?
- Quais aspectos da violência foram naturalizados, na
sua opinião?
- Como superar a violência para se ter mais liberdade?
Escreva uma proposta de ação para
melhorar as relações na sua escola (mais liberdade e
menos violência).
ESTUDANDO
O CONCEITO DE LIBERDADE
Dicionário Escolar de Filosofia. Neste mesmo site,
você encontrará link para outros recursos úteis para o ensino/ aprendizagem de
Filosofia.
Dicionário de Filosofia. Neste mesmo site, você
encontrará link para outros recursos úteis para o ensino/ aprendizagem de
Filosofia.
ROTEIRO PARA ESTUDOS – FILOSOFIA – 3ª. SÉRIE
DO E.M.
Ferramentas: utilizar livros didáticos, vídeos do
youtube e sites para pesquisa.
PROJETO 1: ATITUDE FILOSÓFICA
Objetivo:
Reconhecer aspectos da atitude filosófica no cotidiano
Disparador:
Mito da Caverna
Habilidades:
1. Identificar a presença da Filosofia no cotidiano
2. Identificar características da Filosofia como
reflexão
Sugerimos para o desenvolvimento que os estudantes
pesquisem o “Mito da Caverna”.
PESQUISAR
E LER A RESENHA CRÍTICA SOBRE O MITO DA CAVERNA
A partir dessa pesquisa, os estudantes
devem responder às seguintes questões:
- Considerando que
vivemos em uma caverna, quais seriam as crenças que mais aprisionam a nossa
sociedade?
- Como podemos passar de uma atitude passiva frente
crenças que mais nos aprisionam socialmente para uma atitude mais ativa?
- Qual é o papel das
redes sociais para nos manter passivos e qual papel ela pode exercer para uma
atitude mais ativa?
- Elencar 05 atitudes necessárias para desenvolvimento
da atitude filosófica.
SELECIONAR DUAS QUESTÕES DE VESTIBULAR COM O TEMA MITO DA
CAVERNA
e-mail: luiznunes@prof.educacao.sp.gov.br
e-mail: luiznunes@prof.educacao.sp.gov.br
Boa tarde, isso deve ser feito no caderno ou ferramenta online??
ResponderExcluirOlá as atividades devem ser realizadas e devolvidas para correção por email (word, fonte 12, espaçamento entre as linhas 1,5, texto justificado, com cabeçalho da escola, nome completo, número e série. Para o seguinte emai: luiznunes@prof.educacao.sp.gov.br
ExcluirÉ para fazer na folha de almaço ou no caderno
ResponderExcluirOlá as atividades devem ser realizadas e devolvidas para correção por email (word, fonte 12, espaçamento entre as linhas 1,5, texto justificado, com cabeçalho da escola, nome completo, número e série. Para o seguinte emai: luiznunes@prof.educacao.sp.gov.br
ExcluirBoa tarde, até que dia é para mandar pro e-mail do senhor??
ResponderExcluirTem prazo para enviar o e-mail?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOw eu sou burro, é só o terceiro ano que tem que fazer a atividade?
ResponderExcluirNão, as primeiras perguntas (5) ali em cima são para o 2 ano. Só a outra parte é para o terceiro ano.
Excluir