Roteiros de Estudos de Biologia - Profª Maristela
E-mail para devolutivas: teka-ro@hotmail.com
Observação: responder no caderno, enviar para o e-mail e não esquecer de colocar nome, número e sala.
1º Anos I e 1º EJA:
Tópico 1: A
INTERDEPENDÊNCIA DA VIDA – A INTERVENÇÃO HUMANA E OS DESEQUILÍBRIOS
AMBIENTAIS
Olá alunos vamos
iniciar nossos estudos assistindo o vídeo a “história das coisas”
após assistir os
vídeos responda as perguntas:
1.
Qual é a ideia principal do filme A
História das Coisas?
2.
Qual a relação do título com a questão da
produção (consumo e descarte)?
3.
De acordo com o vídeo, quais são as
causas da destruição ambiental?
4.
Qual a relação entre o sistema de
produção e os impactos no ambiente e na vida das pessoas?
5.
Quais interesses prevalecem? Quem se
beneficia? Quem é prejudicado?
6.
O que é Obsolescência Programada? E
Perceptiva? Isso tem algo a ver com a sua vida? Comente.
- Existem alternativas à essa
realidade? Ou seja, uma outra sociedade é possível? Comente.
2º Anos A, B, C, D, E e F.
Tópicos:
Mecanismos de Variabilidade Genética ,Reprodução Sexuada e
Processo Meiótico,Cruzamento-teste,A Variação Biológica Cariótipo humano e
determinação sexual,Herança Ligada ao Sexo,Compreendendo Heredogramas,Síndromes
de Down, Turner e Klinefelter, Genética Humana e Saúde - Grupos Sanguíneos (ABO
e Rh) – transfusões e incompatibilidades,Mecanismos de Variabilidade Genética
Aconselhamento Genético
Olá! Vamos iniciar nossos estudos pela leitura da apostila abaixo
das páginas 33 até pág 49 da apostila volume 2.
3º Anos A, B, C, D, E e F.
Tópicos:
Diversidade da vida e especificidades dos seres vivos, Aspectos
Comparativos da Evolução das Plantas, Reprodução nos Diferentes Grupos
Vegetais, Biologia dos Animais,
Fisiologia humana – funções vitais, Sistemas Digestório,
Respiratório, Circulatório, Nervoso e Endócrino,
Efeitos dos alimentos sobre a saúde
Contraceptivos
Olá! Vamos começar nossos estudos:
Inicie pelas leituras dos textos:
http://www.uel.br/pessoal/ernesto/2ele048/fisiologia_compacto.pdf
(nesse texto CH signifca corpo humano)
Após a leitura dos textos, responda os exercícios:
Exercícios
1) AVENCAS – ORQUÍDEAS – MUSGOS – IPÊS – ARAUCÁRIAS
são classificados, respectivamente,
como:
b) Pteridófita – Angiosperma – Briófita – Angiosperma –
Gimnosperma.
c) Gimnosperma – Briófita – Pteridófita – Gimnosperma –
Angiosperma.
d) Gimnosperma – Briófita – Pteridófita – Angiosperma –
Angiosperma.
e) Angiosperma – Pteridófita – Briófita – Gimnosperma –
Angiosperma.
2) Com relação às plantas, relacione as colunas:
1. Fanerógamas
2. Espermatófitas
3. Criptógamas
4. Traqueófitas
2. Espermatófitas
3. Criptógamas
4. Traqueófitas
( ) não possuem flores nem sementes
( ) possuem sementes
( ) possuem vasos condutores de seiva
( ) possuem flores e sementes
( ) possuem sementes
( ) possuem vasos condutores de seiva
( ) possuem flores e sementes
3)Costumamos dividir os seres vivos de acordo com a
classificação de Whittaker em cinco reinos, sendo eles o Animalia, Plantae,
Fungi, Protista (atualmente chamado de Protoctista) e Monera. Analise as
alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente a principal
diferença entre os organismos do Reino Animalia e Fungi.
a) Apenas o reino Animalia agrupa seres eucarióticos.
b) Apenas o reino Fungi possui representantes unicelulares.
c) Apenas o reino Animalia possui representantes multicelulares.
d) Apenas o reino Fungi possui nutrição autotrófica.
e) Apenas o reino Animalia possui nutrição heterotrófica.
4)Podemos dividir o Reino Animal em nove filos mais
representativos. Entre os filos listados a seguir, marque o único no qual é
possível encontrar organismos com exoesqueleto quitinoso.
a) Filo Porifera.
b) Filo Arthropoda.
c) Filo Nematoda.
d) Filo Mollusca.
e) Filo Cnidaria.
5)Existem inúmeras características que nos permitem diferenciar
a matéria viva da inanimada. A característica “O ser vivo é capaz de manter a
constância do meio interno” é identificada como:
a) homeostase.
b) metabolismo
c)Irritabilidade
d)nutrição
Boa tarde, professora. É permitido fazer no word?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa Noite, Professora. As páginas das lições da apostila estão erradas, as páginas corretas são as páginas 49 à 59.
ResponderExcluirApenas leitura da apostila?
ResponderExcluirProfessora, a atividade do 2°ano é para entregar quando ?
ResponderExcluir