quarta-feira, 1 de abril de 2020

Roteiros de Estudos - Filosofia - Profº Regys

ROTEIROS PARA ESTUDOS FILOSOFIA  1° ANO DO ENSINO MÉDIO 

Objetivo: Refletir sobre a presença do senso comum no cotidiano e as características da abordagem filosófica.
Disparador: MÚSICAS 
Habilidades a serem alcançadas:
1. Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador
2. Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos.

Indico que  o aluno escolha 3 (três) músicas com a temática que se relacione com algum aspecto do seu dia-a-dia. A partir dessas escolhas, você aluno deve destacar uma ideia ou um aspecto do “senso comum” presente na letra das músicas (conjunto de ideias e opiniões vigentes na sociedade que são aceitas como naturais), selecionar essas ideias (que representam o senso comum) e problematizá-las em seu caderno (copiar essas questões que estão abaixo), considerando os seguintes pontos:
- Descrição da ideia escolhida (essa ideia descreve uma situação, explica alguma coisa, defende uma posição?) 
- Há uma questão mais geral na qual essa ideia se incorpora?
- Há ideias associadas? Quais?
- A partir da descrição, considerar o que a ideia promove (está de acordo com os costumes ou reflete mudanças nos costumes?).
- Quais outras reflexões podem ser empreendidas a partir da ideia selecionada? Elabore um registro informando outros momentos em que essa ideia aparece: cinema, séries, novelas, propaganda, etc.



ROTEIRO PARA ESTUDOS – FILOSOFIA – 2ª. SÉRIE DO E.M.

utilizar livros didáticos, vídeos do youtube e sites para pesquisa.

PROJETO 1: LIBERDADE

Objetivo: aprofundar o tema liberdade a partir do problema da violência

Disparador: noticiários sobre diferentes tipos de violência

Habilidades:

1. Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária.

2. Desenvolver habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual.

Para o desenvolvimento desse projeto individual que os estudantes pesquisem notícias em programas televisivos, sites, entre outras mídias, a restrição de liberdade por meio de diferentes tipos de violência. A partir da pesquisa, devem responder às seguintes questões:



- O que é violência? (Definição pessoal)

- O que é liberdade? ( referência o que já foi estudado no bimestre)

- Quais as principais formas de violência presentes na nossa sociedade?

- Quais aspectos da violência foram naturalizados, na sua opinião?

- Como superar a violência para se ter mais liberdade? Escreva uma proposta de ação para
melhorar as relações na sua escola (mais liberdade e menos violência).

ESTUDANDO O CONCEITO DE LIBERDADE

Dicionário Escolar de Filosofia. Neste mesmo site, você encontrará link para outros recursos úteis para o ensino/ aprendizagem de Filosofia.


Dicionário de Filosofia. Neste mesmo site, você encontrará link para outros recursos úteis para o ensino/ aprendizagem de Filosofia.



ROTEIRO PARA ESTUDOS – FILOSOFIA – 3ª. SÉRIE DO E.M.

Ferramentas: utilizar livros didáticos, vídeos do youtube e sites para pesquisa.

PROJETO 1: ATITUDE FILOSÓFICA

Objetivo: Reconhecer aspectos da atitude filosófica no cotidiano

Disparador: Mito da Caverna

Habilidades:

1. Identificar a presença da Filosofia no cotidiano

2. Identificar características da Filosofia como reflexão

Sugerimos para o desenvolvimento que os estudantes pesquisem o “Mito da Caverna”.




PESQUISAR E LER A RESENHA CRÍTICA SOBRE O MITO DA CAVERNA


A partir dessa pesquisa, os estudantes devem responder às seguintes questões:

- Considerando que vivemos em uma caverna, quais seriam as crenças que mais aprisionam a nossa sociedade?

- Como podemos passar de uma atitude passiva frente crenças que mais nos aprisionam socialmente para uma atitude mais ativa?

- Qual é o papel das redes sociais para nos manter passivos e qual papel ela pode exercer para uma atitude mais ativa?

- Elencar 05 atitudes necessárias para desenvolvimento da atitude filosófica.


SELECIONAR DUAS QUESTÕES DE VESTIBULAR COM O TEMA MITO DA CAVERNA

3 comentários:

  1. Essas atividades é para os 2A e B também?????

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Sim esta atividade são para os dois Segundos Anos: 2A e 2B! Um abraço! Qualquer dúvida estarei a disposição! Professor Regys!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meus queridos alunos! Desejo que todos estejam bem! Aguardo a devolutiva de vocês quanto a relaização das atividades. Informo que podem enviar para o meu email: regyscmatarazzo@gmail.com
    Desde já agradeço!
    Att,
    Regys

    ResponderExcluir

2A, 2B, 2C, 2D, 2E, 2G e 2H - AVALIAÇÃO ON-LINE DE GEOGRAFIA - PROFº. FRANCISCO

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQEGJduwyTrUEAtmtapgtNEn-6niWdV2wzvn5_TJY6yZRpIw/viewform?usp=send_form SIMULADO BIMESTRAL PRAZO: ...