ROTEIROS PARA ESTUDOS FILOSOFIA 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
Objetivo: Refletir sobre a presença do senso comum no cotidiano e as características da abordagem filosófica.
Disparador: MÚSICAS
Habilidades a serem alcançadas:
1. Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador
2. Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos.
Indico que o aluno escolha 3 (três) músicas com a temática que se relacione com algum aspecto do seu dia-a-dia. A partir dessas escolhas, você aluno deve destacar uma ideia ou um aspecto do “senso comum” presente na letra das músicas (conjunto de ideias e opiniões vigentes na sociedade que são aceitas como naturais), selecionar essas ideias (que representam o senso comum) e problematizá-las em seu caderno (copiar essas questões que estão abaixo), considerando os seguintes pontos:
- Descrição da ideia escolhida (essa ideia descreve uma situação, explica alguma coisa, defende uma posição?)
- Há uma questão mais geral na qual essa ideia se incorpora?
- Há ideias associadas? Quais?
- A partir da descrição, considerar o que a ideia promove (está de acordo com os costumes ou reflete mudanças nos costumes?).
- Quais outras reflexões podem ser empreendidas a partir da ideia selecionada? Elabore um registro informando outros momentos em que essa ideia aparece: cinema, séries, novelas, propaganda, etc.
ROTEIRO PARA ESTUDOS – FILOSOFIA – 2ª. SÉRIE DO E.M.
utilizar livros didáticos, vídeos do youtube e sites para pesquisa.
PROJETO 1: LIBERDADE
Objetivo: aprofundar o tema liberdade a partir do problema da violência
Disparador: noticiários sobre diferentes tipos de violência
Habilidades:
1. Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária.
2. Desenvolver habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual.
Para o desenvolvimento desse projeto individual que os estudantes pesquisem notícias em programas televisivos, sites, entre outras mídias, a restrição de liberdade por meio de diferentes tipos de violência. A partir da pesquisa, devem responder às seguintes questões:
LEITURA DE UM ARTIGO:https://www.marilia. unesp.br/Home/ RevistasEletronicas/ FILOGENESE/alinesilva.pdf
- O que é violência? (Definição pessoal)
- O que é liberdade? ( referência o que já foi estudado no bimestre)
- Quais as principais formas de violência presentes na nossa sociedade?
- Quais aspectos da violência foram naturalizados, na sua opinião?
- Como superar a violência para se ter mais liberdade? Escreva uma proposta de ação para
melhorar as relações na sua escola (mais liberdade e menos violência).
ESTUDANDO O CONCEITO DE LIBERDADE
Dicionário Escolar de Filosofia. Neste mesmo site, você encontrará link para outros recursos úteis para o ensino/ aprendizagem de Filosofia.
Dicionário de Filosofia. Neste mesmo site, você encontrará link para outros recursos úteis para o ensino/ aprendizagem de Filosofia.
ROTEIRO PARA ESTUDOS – FILOSOFIA – 3ª. SÉRIE DO E.M.
Ferramentas: utilizar livros didáticos, vídeos do youtube e sites para pesquisa.
PROJETO 1: ATITUDE FILOSÓFICA
Objetivo: Reconhecer aspectos da atitude filosófica no cotidiano
Disparador: Mito da Caverna
Habilidades:
1. Identificar a presença da Filosofia no cotidiano
2. Identificar características da Filosofia como reflexão
Sugerimos para o desenvolvimento que os estudantes pesquisem o “Mito da Caverna”.
PESQUISAR E LER A RESENHA CRÍTICA SOBRE O MITO DA CAVERNA
A partir dessa pesquisa, os estudantes devem responder às seguintes questões:
- Considerando que vivemos em uma caverna, quais seriam as crenças que mais aprisionam a nossa sociedade?
- Como podemos passar de uma atitude passiva frente crenças que mais nos aprisionam socialmente para uma atitude mais ativa?
- Qual é o papel das redes sociais para nos manter passivos e qual papel ela pode exercer para uma atitude mais ativa?
- Elencar 05 atitudes necessárias para desenvolvimento da atitude filosófica.
SELECIONAR DUAS QUESTÕES DE VESTIBULAR COM O TEMA MITO DA CAVERNA
Essas atividades é para os 2A e B também?????
ResponderExcluirBom dia! Sim esta atividade são para os dois Segundos Anos: 2A e 2B! Um abraço! Qualquer dúvida estarei a disposição! Professor Regys!
ResponderExcluirBom dia meus queridos alunos! Desejo que todos estejam bem! Aguardo a devolutiva de vocês quanto a relaização das atividades. Informo que podem enviar para o meu email: regyscmatarazzo@gmail.com
ResponderExcluirDesde já agradeço!
Att,
Regys